Pages: [1]   Go Down
Author Topic: [tutorial] zenity: 3º parte  (Read 1053 times)
kodo no kami
RegMem
*

« on: July 31, 2016, 08:23:44 AM »

e ae galera continuando o tutorial do zenity hoje vamos aprender a manipular mais algumas janelas dele, o argumento que vamos começar a brincar é o scale que permitir retornar um numero

Code:
zenity --scale

para a gente pegar o valor seria da mesma forma do tutorial anterior

Code:
kodo=$(zenity --scale)
echo "o valor foi $kodo"

veja um exemplo para modificar o volume do computador com base na escala que a gente coloca no zenity, eu sei eu sei que existe um botao de volume ali perto da hora poxa é legal desenvolver suas proprias paradas nao é kkkk

Code:
kodo=$(zenity --scale)
amixer -D pulse sset Master $kodo%

a gente pode modificar o numero maximo e o numero minimo daquela escala com o argumento --max-value e --min-value

Code:
zenity --scale --max-value 200 --min-value 20

porem precisamos setar o valor inicial entre o valor minimo e maximo com o argumento --value

Code:
zenity --scale --max-value 200 --min-value 20 --value 100

temos tambem o --calendar que exibe um calendario e permite retornar a data que selecionamos nele

Code:
zenity --calendar

é possivel setar um dia especifico com o argumento --day, ou um mes especifico com um argumento --month, ou um ano especifico com o argumento --year

Code:
zenity --calendar --day 20 --month 2 --year 2020

podemos selecionar uma cor com o argumento --color-selection e ele vai retornar com formato rgb ou rgba

Code:
zenity --color-selection

tambem é possivel especificar a cor com o argumento --color

Code:
zenity --color-selection --color "rgb(0,120,100)"

podemos selecionar um arquivo com o argumento --file-selection

Code:
zenity --file-selection

ao inves de um file selection de abertura podemos usar um de salvamento com o argumento --save em conjunto

Code:
zenity --file-selection --save

podemos especificar o argumento --multiple para selecionar varios arquivos ao mesmo tempo

Code:
zenity --file-selection --multiple

existe o argumento diretory que seleciona apenas diretorios

Code:
zenity --file-selection --directory

é possivel filtrar os arquivos usando o argumento --file-filter

Code:
zenity --file-selection --file-filter "*.jpg *.bmp *.png"

bom galera é muito util usar o file-selection ou qualquer outro argumento para selecionar um arquivo ou um texto para ser executado em algum script ou programa, entao galera esse tutorial ainda vai ter mais algumas partes entao ate a proxima parte dele \o

kodo no kami

Pages: [1]   Go Up
Print
Jump to: