Pages: [1]   Go Down
Author Topic: [tutorial] zenity: 1º parte  (Read 819 times)
kodo no kami
RegMem
*

« on: July 27, 2016, 11:37:19 AM »

entao galera o zenity é uma ferramenta por comando para gerar janelas e ter um retorno por elas com isso voce pode criar seus shell scripts com janelas usando o zenity, o programa zenity utiliza API grafica gtk para criar as janelas e como o gtk é uma API grafica multiplataforma entao existe o zenity para windows tambem embora nesse tutorial vou abordar apenas para linux (uns anos atras se eu nao me engano em 2013 eu escrevi um tutorial de 16 partes de gtk em C como as imagens ficaram off entao ele esta perdido em alguma lugar da internet kkkk, tambem nesse mesmo ano criei um jogo simples em c e gtk que fico uma porcaria so caçar no google "exemplo de game c com gtk" deve ser o primeiro video kkkk), a maioria das distro ja vem com zenity instalado pelo menos as que eu mexi ate hoje ja tinha ele instalado caso nao tenha tente um "apt-get install zenity", para a gente começar abra o terminal e vamos exibir uma simples janela de informação bastando digitar zenity com o argumento --info depois --text com mensagem que sera exibida

Code:
zenity --info --text "kodo no kami"

podemos usar o argumento --title para colocar um titulo na janela

Code:
zenity --info --text "kodo no kami" --title "brincando com zenity"

tambem podemos especificar altura e largura da janelas com o argumento --width e --height

Code:
zenity --info --text "kodo no kami" --title "brincando com zenity" --width 300 --height 200

podemos mudar o icone da janela com o argumento --window-icon seguido do icone

Code:
zenity --info --text "kodo no kami" --window-icon k.ico

alem do --info temos o --warning que mostra o icone de aviso

Code:
zenity --warning --text "acho que vai pegar fogo"

tambem existe o --error que mostra um icone de erro

Code:
zenity --error --text "ton ton tu lasco o sistema"

outro é o --notification que mostra uma notificação

Code:
zenity --notification --text "download completo, agora voce pode ver seu hent... digo digo"

temos o --question que permite a gente apertar em em yes ou no

Code:
zenity --question --text "voce gosta de mim?"

a gente pode ler o retorno da variavel ERRORLEVEL que é $? que vai esta armazendo 0 (yes) ou 1 (no)

Code:
zenity --question --text "voce gosta de mim?"
if [ $? -eq "0" ]
then
   echo "opa vlw tambem gosto de mim"
else
   echo "tomara que tua casa pegue fogo T.T "
fi

podemos mudar o texto do botao com --ok-label e cancel-label

Code:
zenity --question --text "deseja instalar baidu?" --ok-label "sim" --cancel-label "nao, mais pode instalar assim mesmo"

como eu disse no começo do tutorial o zenity tambem existe para plataforma windows e os comandos são os mesmos

bom galera essa primeira parte vimos um pouco do zenity sobre as janelas de informações na segunda parte vamos ver janelas de entrada de dados no caso aquelas janelas que a gente digita algo, entao galera ate a proxima parte \o

by kodo no kami

Pages: [1]   Go Up
Print
Jump to: