Pages: [1]   Go Down
Author Topic: [tutorial] convertendo e editando com convert  (Read 631 times)
kodo no kami
RegMem
*

« on: July 12, 2016, 03:12:36 AM »

e ae galera nesse tutorial vamos aprender usar o basico da ferramenta convert, no caso o convert é uma ferramenta usada por linha de comando para manipular imagens e alguns outros tipos de arquivo permitindo converte ou fazer edição de imagens entre outras coisas, alguns dos tipos que é possivel manipular pelo convert é jpg, png, bmp, ico, xpm, gif, tiff, psd, pdf, texto puro entre outros alem desses citados, a imagem que vamos brincar nesse tutorial vai ser essa imagem da yami e mea do anime to love-ru (informação desnecessária para o tutorial, porem estou prevendo que alguem vai me pergunta entao ja estou adiantando as coisas aqui kkkk)

como podemos ver a imagem ali esta no desktop com o nome s.jpg como ela esta com a extensão .jpg podemos deduzir que é o jpg kkkkk, porem isso nao é uma regra eu poderia pegar essa imagem e mudar a extensao dela para .bmp e a imagem ainda ia continuar sendo formato jpg, para a gente confererir o tipo de formato no linux podemos usar o comando file seguido do arquivo

Code:
$ file s.jpg

para a gente converter uma imagem de um formato para outro basta usar o comando convert seguido do arquivo que vamos converter nesse caso meu arquivo é s.jpg e a saida com a extensao do formato que vai ser convertida com isso o proprio programa se encarrega de converter no formato certo

Code:
$ convert s.jpg novo.png

podemos especificar dois ou mais arquivos de saida

Code:
$ convert s.jpg novo.png novo.tiff

ou ate o inverso converter varios arquivos para um formato especifico nesse caso apenas especificamos um arquivo de saida ele vai gerar os outros arquivos com base naquele nome com numeraçao para separar cada arquivo

Code:
$ convert s.jpg nm.jpg novo.png

tambem podemos usar asterisco para especificar qualquer palavra, por exemplo *.jpg converteria todas as imagens jpg daquela pasta

Code:
$ convert *.jpg novo.png

em algumas conversões como por exemplo imagens para pdf todas as imagens vao ficar em um unico arquivo

Code:
$ convert s.jpg nm.jpg anime.pdf

podemos especificar o tipo de pagina com o comando -page seguido do tipo de pagina um exemplo é a paginação é a A4 usado por folhas de oficio

Code:
$ convert -page A4 s.jpg nm.jpg anime.pdf

podemos fazer o inverso tambem transformando cada pagina do pdf em imagens

Code:
$ convert anime.pdf toloveru.bmp

podemos transformar um documento de texto em imagem

Code:
$ convert kodo.txt kodo.jpg

ou em pdf

Code:
$ convert kodo.txt kodo.pdf

porem o inverso uma imagem para arquivo de texto apenas vai gerar a saida com as cores em texto

Code:
$ convert s.jpg s.txt
$ cat s.txt

temos uma quantidade enorme de opçoes para manipular os arquivos como por o exemplo o -page ja citado que usamos para especificar o tipo de pagina podemos usar outros como por exemplo o -resize para redimensionar o tamanho da imagem um bom exemplo seria para criar um icone 25x25 de uma imagem (porem o tamanho sera redimensionado para um tamanho relativo da imagem podendo tomar uma dimensao diferente da que voce especifico porem chegando perto no caso eu especifique 25x25 porem gero um icone 25x18)

Code:
$ convert -resize 25x25 s.jpg novo.ico

podemos tranformar a foto em preto e braco (monocromatico) com o comando -monochrome, um mangá \o

Code:
$ convert -monochrome s.jpg novo.jpg

com o comando -negate podemos conseguir o negativo da foto

Code:
$ convert -negate s.jpg novo.jpg

o -flip permite girar a imagem verticalmente e o -flop horizontalmente

Code:
$ convert -flip nm.jpg novo.jpg

podemos rotacionar a imagem com o -rotate seguido do numero equivalente a rotaçao

Code:
$ convert -rotate 5 nm.jpg novo.jpg

com o rotate fico um fundo branco podemos mudar a cor do fundo com -background seguido da cor

Code:
$ convert -rotate 5 -background blue nm.jpg novo.jpg

podemos usar o comando -border seguido do numero que sera a largura dela para colocar uma borda na imagem e tambem usar -bodercolor para especificar a cor dela

Code:
$ convert -border 15 -bordercolor red s.jpg novo.jpg

podemos juntar duas ou mais imagens usando o -append

Code:
$ convert -append s.jpg nm.jpg novo.jpg

para a gente sobrepor uma imagem em cima da outra usamos o comando -draw porem esse comando serve para muitas coisas como denhenhar linhas, circulos etc, para a gente desenhar uma imagem ali temos que passar o argumento entre aspas "image over" seguido da posição inicial x,y seguido da posição final x,y a imagem que a gente vai colocar por cima tudo e tudo dentro do aspas sendo o mesmo uma string, depois a imagem onde vai ser desenhada e por fim a saida

Code:
$ convert -draw "image over 0,0,500,500 nm.jpg" s.jpg novo.jpg

o -draw tambem é possivel desenhar um retangulo com argumento retangle, podemos usar o comando -fill para especificar a cor dele

Code:
$ convert -draw "rectangle 0,0,500,500" -fill red s.jpg novo.jpg

bom galera ainda existe mais comandos esses sao so os basicos mesmo, talvez futuramente eu continue esse tutorial em uma segunda parte \o

by kodo no kami

Pages: [1]   Go Up
Print
Jump to: